- Melanie Simões
10 DICAS PARA CONCRETIZARES OS BONS PROPÓSITOS EM 2021
Para a maioria o ano novo é visto como um novo ciclo de vida, uma nova possibilidade de melhorar e fazer certo, um recomeço! Contudo, na maioria das vezes os propósitos não passam de uma mera intenção que nunca é realmente colocada em ação. Ano após ano repetimos os mesmos desejos e somos confrontados com o incumprimento dos nossos objetivos que é sentido como fracasso pessoal! Essa incapacidade de transformar as nossas boas intenções em realidade e a constante sensação de escassez ou auto-imagem negativa podem ser prejudiciais e solidificar uma baixa autoestima, falta de autoconfiança e mesmo estados depressivos.
10 DICAS PARA CUMPRIRES OS TEUS PROPÓSITOS
1) Auto-motivação: Estabelece propósitos que têm um significado pessoal para ti, que contribuem de forma direta para o teu bem-estar e realização pessoal! A probabilidade de implementar os teus projetos planeados são maiores, quando são sustentados por uma motivação intrínseca, em vez de servir as expectativas de pessoas próximas como pais e parceiros.
2) Menos É Mais: Define no máximo três metas. Tudo o que tu focas implica um investimento
energético. Menos objetivos, mais forças disponíveis e probabilidade de expansão e concretização!
3) Formulação positiva de objetivos: É mais cativante colocar em prática propósitos descritos de forma positiva, tais como: “vestir a minha roupa favorita / pele limpa e luminosa” em vez de "renunciar o chocolate" ou escrever "benefícios de saúde / ganhos financeiros" em vez de "renunciar ao tabaco", entre outros.
4) Propósitos concretos: Elabora um plano de ação concreto para estabelecer os teus objetivos e alcançares as tuas metas! É importante ser o mais específico possível.
Por exemplo:
Dieta: "Quantos quilos, em quanto tempo e com qual estratégia, pretendo emagrecer?";
Exercício físico: "Qual atividade, quantas vezes à semana, durante quanto tempo, quero
praticar?";
Família: “Ler todas as noites às crianças uma história na hora de dormir, sair com o/a
companheiro/a no primeiro sábado de cada mês."
5.) Metas realísticas com sub-etapas e recompensas: A resistência das pessoas restringe-se a curtas distâncias, deste modo é vantajoso dividir projetos grandes em pequenas etapas e fixá-las por escrito. É importante definir objetivos atingíveis para prevenir o fracasso e a frustração associada. O cumprimento da cada etapa deve ser recompensado para comemorar a força interior e o sucesso parcial. Essas recompensas devem ser selecionadas à priori no sentido de incentivar a continuação do percurso. A concretização final do propósito deve ser igualmente recompensada e festejada juntamente com quem contribuiu para o nosso sucesso.
6) Eliminar tentações e mudar rituais.
Eliminar tentações: Retirar o chocolate de casa, para não cair em tentação.
Transformar e evitar rotinas ligadas ao comportamento não desejado:
Transformar: Se fumo depois do café da manhã, substituo o cigarro com uma pastilha
elástica.
Evitar: Para muitas pessoas é mais fácil romper os rituais antigos completamente, ou
seja, eliminar o café da manhã que me desperta o desejo de fumar e iniciar a manhã com
10 minutos de exercício físico para acordar e energizar a mente e o corpo.
7) Apoio do ambiente social é uma fonte de motivação: Quando revelamos o nosso propósito aos amigos e família transmitimos à nossa mente a importância do respetivo e exercemos pressão sobre nós mesmos, pois queremos evitar o julgamento social em caso de insucesso. Além disso os amigos apoiam-nos em alturas de desmotivação e podem ter, igualmente, a vontade de mudar, e juntar-se à nossa causa.
8) Manter-se firme durante os primeiros 21 dias: Criar um novo hábito tem uma duração no mínimo de 21 dias. Durante esses 21 dias a mente não reconhece a nova atividade, alimentação, abstinência, etc. como “familiar” e estranha o processo da mudança, criando resistência à respetiva através de manipulação, tais como: “Hoje está tanto frio lá fora, deixa a corrida para amanhã”. Mas quanto mais tempo se pratica, mais cedo se instala o prazer e benefício, daí ser importante, tentar cumprir o propósito no primeiro mês para salvaguardar o sucesso. O mantra “Só por hoje...” pode ser uma grande ajuda para manipular a nossa mente e superar a resistência da mesma, se for repetido diariamente. “Só por hoje”: vou correr; vou comer um peixe grelhado; vou ler 10 minutos um livro de auto-ajuda, etc.
9) O passado motiva! Haverá alturas em que a meta parece ser inatingível, e será importante recordar as razões que nos incentivaram à mudança para ajudar-nos a focar novamente nos benefícios que queremos alcançar. Relembrar-nos quais são as mais valias que a concretização dos nossos propósitos traz a nós próprios, família, amigos. Qual é o impacto positivo que a realização irá ter na minha vida.
10) Enfrentar os retrocessos com cabeça erguida. Uma mudança e/ou transformação nem sempre corre como planeamos. Às vezes o progresso só se manifesta lentamente e também é completamente natural ocorrerem recaídas ou fracassos pelo meio do percurso. Em vez de exprimir-se críticas autodestrutivas ou culpar-se é necessário reajustar o plano de ação e retomar o rumo pretendido. O ano novo é uma data tradicional para anunciar uma mudança de vida, mas não há razão para não definir outro dia para iniciar ou mesmo reiniciar uma mudança. Todo o dia pode ser um recomeço, é uma oportunidade e o momento certo!
#propósitodevida #objetivos #realizarsonhos #atingirmeta #planodeação #criarhábito