4 mitos em cuidados com a pele

Como sabes existem a circular pela internet inúmeros mitos que não são verdade sobre cuidados com a pele. A imaginação é fértil e quem veicula estas mensagens não pensa nas implicações que a desinformação acarreta.


Por isso hoje vamos desmistificar 4 mitos de cuidados com a pele.


MITO #1

O vapor “abre” os poros



Os poros não são como portas e, portanto, não abrem nem fecham. Utilizar vapor no rosto ou o vapor do chuveiro pode potencialmente irritar a pele, isto porque estamos a expô-la à água, água essa que se condensa na pele e que depois evapora o que pode levar a que a pele fique seca e desidratada.

O vapor aumenta o potencial irritante de ativos, nomeadamente retinóides ou medicação tópica para o acne, como peróxido de benzoílo e por isso está mesmo contraindicada nestes casos.

Por isso a ideia de que usar vapor no rosto abra os poros e os limpe, é totalmente falsa. Pode ter alguma utilidade em algumas doenças de pele muito específicas, mas de forma geral não é recomendada.

MITO #2

Nunca usar produtos em boião



É uma questão bastante pertinente, visto que as nossas mãos são frequentemente veículos de contaminação. No entanto, a sua higienização faz com que possamos manipular os nossos produtos de rosto em boião com as mãos de forma tranquila. É, contudo, muito importante que os produtos que usamos contenham conservantes. Caso não exista nenhum ingrediente dessa classe então, na minha opinião, é desaconselhado o seu uso. Existem na UE regulamentos para que os conservantes não atinjam quantidades tóxicas para o ser humano, além disso a grande maioria que se encontra no mercado tem milhares de estudos a substanciar o motivo pelo qual são seguros.

Produtos exclusivamente naturais, sem conservantes, acarretam sempre alguns riscos, isto é, para utilizar um produto sem qualquer conservante, este deve ser um produto em pequeníssima quantidade devido à sua expectável degradação pelos elementos, nomeadamente sensível à oxidação.

Além disso os parabenos e outros conservantes ajudam a prevenir que os produtos se deteriorem pela proliferação de bactérias. E não queremos bactérias a proliferar nos nossos produtos, por todos os efeitos adversos que podem causar à nossa pele, como irritação, acne… Portanto não há nenhum mal em usar cremes hidratantes em boião, contando que contenham conservantes.

MITO #3

A pele “habitua-se” aos produtos de skincare e por isso devemos mudá-los



A premissa de que a pele se “habitua” a certos ingredientes é falsa. É importante termos em consideração que as células da epiderme, ou seja, a camada cutânea para onde estes ingredientes são absorvidos são renovadas entre 20 a 28 dias, num processo que se denomina como “cell turnover”. Isto quer dizer que, aproximadamente, de mês a mês, as células são substituídas, o que significa que o seu contacto com os produtos ou certos ingredientes não pode causar “habituação”.

No entanto, existem motivos que nos podem levar a mudar a nossa rotina. Um deles, prende-se com a alteração da estação do ano. Se a nossa pele ficar mais oleosa no Verão por causa do calor, devemos usar uma loção ou um gel hidratante em vez de um creme hidratante mais rico. Se a nossa pele desenvolver acne ou alguma irritação, isso pode estar relacionado com uma barreira danificada e isso pode motivar uma alteração dos produtos na nossa rotina. Ainda, à medida que a idade avança, também se costumam alterar as necessidades da nossa pele e também aí se pode ter que alterar a rotina para melhor se adequar às suas alterações.

MITO #4

Os cremes hidratantes tornam a pele incapaz de produzir os seus próprios fatores de hidratação naturais


À medida que a idade avança, a pele tende a perder a capacidade de reter água, isto porque as células da barreira cutânea se tornam menos compactas, deixando mais espaços entre elas e permitindo que a água se perda.

Se utilizamos produtos que irritam a nossa pele, isso compromete a integridade da barreira o que nos torna mais vulneráveis a que a pele fique mais seca e desidratada.

Os produtos hidratantes corrigem este problema, ajudando a pele a produzir os seus fatores de hidratação naturais. Ingredientes como a ureia, as ceramidas estimulam a pele a produzi-los. Além disso, os cremes hidratantes também contêm ingredientes que ajudam a selar a água dentro da pele, impedindo a sua evaporação e corrigindo o problema da perda transepidérmica da água pela pele causado pelo espaçamento entre células.

Um bom creme hidratante deve conter as 3 classes de ingredientes: humectantes, emolientes e oclusivos. Os humectantes são produtos que retêm e mantém a humidade/hidratação da pele. Os emolientes ajudam a suavizar e amaciar a pele, fazendo com que pareça mais macia e radiante. Os oclusivos, selam a pele para que toda a nutrição e hidratação que acabamos de aplicar não saia da pele para o exterior.


#skincare #cuidadosdepele #skincaredecoded #hidratação #mitosdeskincare #beleza #dicasdeskincare

15 visualizações

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest