• Sónia David

DE PLANT KILLER A PLANT LOVER!! 🌿

A quarentena deu um imenso boom de novatos a apaixonarem-se pelo mundo encantado da natureza e das plantinhas, de suculentas a tropicais, de certeza que já viste alguém a encantar-se por este mundo...talvez até tu...e eu! Confesso! Já gostava de plantas mas a febre (como o meu namorado classifica este interesse crescente e “repentino” em plantas) começou mesmo em março, inspirada pela Sofia @atripeirinha aqui estou eu a dar as dicas básicas mas essenciais para também tu, teres plantas lindas e saudáveis em casa. Seguem aqui 10 dicas para também tu te tornares cada vez mais numa plant expert e em conjunto, vamos criar urban jungles lindos.

Bora lá:

1.: Luz 💡 ☀️


Conhece a tua casa. Conhece as plantas e a necessidade delas, será que prefere luz direta ou indireta? Aguenta sol da manhã, tarde ou final de tarde? Não gosta de sol direto de todo? Prefere estar mais a sombra? (E vale frisar que a sombra la fora, contém mais luz que a sombrinha dentro de casa). Conhecendo melhor a tua casa e a luz que apanha, adquire plantas cujas necessidades correspondam a luz natural que tens, e nunca te terás que preocupar com a fotosíntese e se a luz queima ou não as folhas.



2.: Conhece as necessidades da tua planta 🌱


Pesquisa os cuidados de cada planta. Algumas trazem instruções básicas de luz e rega, mas podes sempre requerer a internet e pesquisar os cuidados básicos. Algumas dicas de ouro estão nesta lista, mas pesquisa para as colocares em prática na tua plantinha.


3.: Rega 💧 🌻


“Criar rotinas de regra é essencial a sobrevivência da planta” ... vamos ca desmistificar isto....há plantas que reguem mais água que outras...logo não se encaixam em rotinas de “em x dia rego tudo” na na na, podes ter um dia para veres todas, para veres se tem pragas ou precisam de algum cuidado extra, mas regar todas no mesmo dia, pode dar asneira! Suculentas e cactos não necessitam de tanta água como Calatheas, por exemplo, há plantas que preferem o solo mais seco, outras mais húmidos, umas aguentam bem água da torneira , fonte ou rio...outras preferem água destilada (sim, estou a falar de vós, Calatheas divas da minha vida!) e água da chuva é um boost para todas! Novamente, pesquisa as necessidades de água da tua planta.


Ps.: psiu, é mais fácil recuperar uma planta com sede do que com excesso de água e possíveis apodrecimentos de raiz.


Ps 2.: Não abuses!!! 😂



4.: Furos nos vasos 🏺


“Vaso feio dentro de vaso bonito” (créditos: A Tripeirinha). Pois é!!! Furos de esvaziamento de água nos vasos é VIDA! Previne a acumulação excessiva de água no fundo do substrato, que mais cedo ou mais tarde vai dar em apodrecimento das raízes (a não ser que tenhas extra cuidado na rega, mas mesmo assim, segue o conselho aqui da tua amiga plantaholica...furos sempre! A drenagem é crucial a sobrevivência e da tua planta, podes ter vasos todos xpto sem furos...mas a tua plantinha estará lá alojada com o seu vasinho plástico com furos! Ou podes optar por vasos tradicionais de barro com furo, só não te esqueças que o barro deixa arejar tão bem o solo, que te seca o substrato num abrir e fechar de olhos. Mas valem igualmente super a pena, só tens que estar atenta, mai’ nada!



5.: Para de passear com a planta pela casa 🏡


As plantas com o tempo acabam por se habituar ao espaço onde estão, a luz que apanha, por isso não tens a necessidade de pegar nela da sala e pô-la a apanhar mais luz no terraço todos os dias (culpada aqui)...porque andar sempre a passear com ela acaba por ser bastante stressante para a planta. Podes roda-la de x em x tempo, mas confia que não tens a necessidade de andar sempre a mudá-la de sítio.



6.: Cortar folhas velhas 🍂


É importante quando verificares que uma folha está amarela...não retires logo logo logo, se ela ainda tiver partes boas, ainda estará a desempenhar o seu papel, mas assim que verificares que a folha está completamente amarelada, seca, sem pinga de vida, aí sim corta a folha para que a planta pare de gastar energia com essa mesma folha e a dê a partes mais saudáveis da planta. Check? Check!



7.: Fertilizar 💊


A época perfeita para fertilizar as tuas plantas é sem dúvida na época em que elas crescem e acordam pra vida, na primavera e verão, a partir do outono até ao final do inverno, a grande maioria entra em dormência. Nessas alturas não esperes ver grande desenvolvimento, estão a descansar o seu sono de beleza. Escolhe o tipo de fertilizante que queres utilizar e que a tua planta aguenta, e em época de crescimento de quinze em quinze dias dilui na água da rega e alimenta as bichinhas.



8.: Substrato + Muda de Vaso 🏺


A terrinha em que a tua planta está é super mas super importante. Aconselho quando fizeres a muda, que atenção, não necessita ser logo logo logo quando a tua planta chega (a não ser que vejas que ela tem as raízes demasiado compactadas e terra fraca, caso tal não se verifique deixa a plantinha habituar-se a tua casa durante uns tempos) mas quando vires que ela realmente precisa, muda para um vaso um pouco maior, não de um vaso de 10cm para um de 20cm...muda de 10 para 12-14 no máximo, um dois vasos acima, senão a tua planta gasta demasiada energia a tentar esticar as raízes todas o mais rapidamente possível. Para o substrato, aconselho o seguinte:


- Cactos e suculentas: substrato para suculentas e cactos

- Plantas que vais ter dentro de casa: substrato de interiores

- Orquídeas: substrato para orquídeas


Depois aconselho a:

- no fundo do vaso colocares uma camada de argila expandida;

- Misturares perlite com o substrato. Quanto mais arejamento quiseres, mais perlite misturas.

- Bónus: para plantas que gostem de ter o solo mais húmidos podes colocar cascas de Pinheiro, musgo, pedrinhas, conchas no topo do solo

- De nada 😉



9.: Tcho calor! ☀️


Evita colocar as plantas perto de radiadores e fontes de calor. A não ser que a queiras cozer pro jantar...coisa que não me parece, né? E se la fora tiver demasiado calor, reforça a rega a noite e tenta arranjar mais sombrinha para as madames.



10.: Inspecciona a planta antes de a adquirir 🌳


Não vamos equacionar aqui as que compramos on-line (não me posso queixar das experiências que tenho tido nesse departamento), mas se a comprares num horto/viveiro, florista, loja, supermercado, seja onde for, inspeciona a bem, as folhas, se tem pragas, as raízes, vê se o solo está demasiado seco ou húmido, se a planta está saudável...ta tudo em ordem? Parabéns és mama de uma nova planta 😜



Bónus:

Pragas...está atenta na primavera verão para diversas pragas que possam surgir e actua o quanto antes com neem oil (diluído em água) (pesquisa na Amazon que encontras bem la e pesquisa sobre o óleo), podes usar água oxigenada diluída em água (tens um destaque específico sobre como e porque usar agua oxigenada nas plantas no meu instagram verdinho www.instagram.com/soniasjungle ), insecticida bio (quanto mais natural melhor para a planta, os nossos animais, pra nós e pro meio ambiente).


Não desistas! Vão morrer imensas plantas nas nossas mãos. Erros são cometidos por todos e é precisamente com os erros que aprendemos e ganhamos experiência. Inclusive...temos os ciclos naturais da vida. Por isso, nada de desistir e continua com o teu urban jungle...porque é teu e só teu!!!


Espero que estas dicas te ajudem imenso, e agradeço por teres dado atenção ao primeiro post verdinho aqui no cantinho da Sofia (e novamente te agradeço a oportunidade de poder falar aqui do que me aquece o coração!)


Qualquer dúvida, não hesitem, podem sempre entrar em contacto comigo pelo instagram @soniasjungle e a gente ca se vê daqui a um mês onde começarei a trazer guias completos de plantas. Uma por mês. E dicas pelo meio. Fiquem por ca! 💛

9 visualizações

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest