• Lénia Fernandes

Devemos treinar durante a Menstruação?

Para algumas mulheres é difícil pensar em exercício físico quando está a chegar o período menstrual, pois temos o corpo cansado, inchado, ocorrem alterações de humor, cólicas, etc. Porém, não devemos parar de nos mexer durante esses dias pois pode estar a nosso favor.

O ciclo menstrual costuma durar 28 dias e tem 4 fases, que pode variar de mulher para mulher. A menstruação é a 1ª fase que ocorre do 1º ao 5º dia. De seguida vem o pós-menstruação (do 6º ao 11º dia), a intermenstrual, que vai até ao 22º dia e a pré-menstrual que acontece entre o 23º e 28º dia.

Na fase pré-menstrual, devido à influência do aumento dos níveis de progesterona, o desempenho nas atividades físicas sofre uma redução. Há uma diminuição na capacidade de concentração e maior fadiga muscular e nervosa. Porém, os especialistas aconselham a fazer exercício com cargas quando há o aumento da testosterona, que vem depois da menstruação.

Durante o ciclo menstrual há diferentes níveis de hormonas no corpo feminino e isso reflete-se no treino. Por exemplo, mulheres que estão menstruadas sentem mais disposição para atividade física intensa, como o HIIT ou treinos anaeróbios, no período ovulatório. Na segunda fase do ciclo, as mulheres preferem treinos com atividades mais longas, mas menos intensas, devido aos menores níveis de estrogénio. E já na fase pós-menstruação, a taxa de estrogénio cresce e há maior secreção de noradrenalina, que é responsável pela alteração hormonal junta da adrenalina, dopamina e serotonina (neurotransmissor responsável por regular coisas como o sono, humor e o apetite), e aí há uma melhoria da performance. Ou seja, o estrogénio presente em maior quantidade na 1ª fase do ciclo menstrual, dá mais força, resistência, disposição e ainda faz com que a mulher esteja mais concentrada, enquanto a progesterona, que aumenta na 2ª fase, deixa as mulheres mais indispostas e desconcentradas e aí colocamos uma intensidade mais moderada e cargas mais leves.

Muitas mulheres pensam que devem parar de treinar nestes dias, porém, o exercício físico melhora os sintomas da menstruação, diminui as cólicas e melhora o humor. Porquê? Pois a atividade física aumenta os níveis de endorfinas que controlam o humor. Assim, devemos manter a nossa rotina de treino, mesmo que tenhamos de baixar um pouco a intensidade e as cargas, mas não devemos parar!

O corpo da mulher por vezes pode ser muito complicado de explicar, mas durante o ciclo menstrual tenham alguns cuidados para que não percam todas as vossas vitórias, como evitar cafeína, comidas com muito sal e gordura saturada, bebidas alcoólicas, alimentar-se bem e manter a dieta saudável e que vos faça feliz, beber bastante água e chá, e fazer coisas diferentes que vos entretenha e mantenha distraída. Com isto, não quero dizer que se proíbam de comer tudo mas tentem controlar a vossa vontade e não deixar que as hormonas falem mais alto! Sejam felizes e mantenham-se ativas que o vosso corpo agradece!


Continuação de bons treinos!


Lénia Fernandes Personal Trainer & Online Coach


#fitlife #fitness #strongwomen #workout #fitgirl #fitfam

123 visualizações

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest