• Lénia Fernandes

Divisão de treino para todos os gostos!

Um dos temas que, por vezes provoca mais dúvidas nos praticantes de musculação é a divisão do treino, mas porquê?


Muitas vezes as pessoas desistem do ginásio ou de praticar exercício físico porque desanimam por não alcançarem os seus objetivos e por não terem uma rotina de treino ou até mesmo um planeamento correto do seu treino. Antes de mais, se são iniciados no ginásio ou se preferem treinar em casa ou outdoor, peçam sempre ajuda um Profissional do Exercício Físico (ou PT, como é mais conhecido) para vos criar um plano de treino conforme os vossos objetivos e patologias.


Estamos, também numa era em que tudo era para ontem, onde a nossa vida é muito mais stressada, temos menos tempo e menos paciência para estruturar a nossa rotina de uma forma mais consciente. Então vou vos apresentar algumas das formas que podem construir o vosso plano de treino, MAS não vou falar de séries, repetições ou tempos de descanso pois cada pessoa é um caso diferente e com isto pode variar todo o plano.


Então vamos por partes:

  • Se és uma pessoa com “pouco tempo” e só podes/queres treinar 2 vezes por semana aconselho-te nesses dois dias a fazeres um treino de corpo inteiro, onde coloques sempre os principais movimentos de agachar, puxar e empurrar, onde recrutes o máximo de grupos musculares poliarticulares (relativo a mais do que uma articulação), pois só terás 2 dias para treinar e tentar dar o máximo de estímulo ao músculo. Claro que se complementares com mais algum tipo de atividade física é sempre melhor!

  • Se queres treinar 3 vezes, és iniciado e se por exemplo se fores treinar 2ª, 4ª e 6ª feira dá para manter essa rotina de Full Body e o teu corpo até agradece, irás começar a ter mais ganhos de força, pois estás a estimular os mesmos grupos musculares mais vezes numa semana e também já começas a tomar mais o gosto pelo exercício físico!

Ora agora vamos lá a um dos casos que pode provocar mais confusão, mas digo que o que estou aqui a escrever é a minha opinião e há mil e uma maneiras de criar treinos e rotinas!

  • Então para 4 vezes por semana podemos fazer 2 grupos musculares por dia, mantendo os restantes dias para descanso ou outras atividades. Por exemplo, Peito + Tricípite, Perna + Abdominal, Costas + Bicípite e Ombro e Abdominal. Mas há as mais diversas variações de treino. Também pode ser uma divisão de treino fazer grupos Agonistas vs Antagonistas como Peito + Costas, Bicípite + Tricípite, Quadricipite + Posteriores, por exemplo! Mas claro que toda e qualquer divisão de treino vai conforme os objetivos de cada um e do seu dia-a-dia!

  • Quem gosta de treinar mais vezes e ir às 5 ou 6 vezes por semana, aconselho por exemplo fazer o treino de PUSH (Puxar), PULL (Empurrar), LEGS, e neste tipo de divisão dá para repetir o mesmo treino duas vezes e que a ver de muitos estudos é uma das melhores rotinas pois permite mais ganhos de força e de massa muscular pois há mais trabalho do mesmo músculo mais do que uma vez numa semana! E claro, depois há o “Bro split” que para muitos é a sua rotina mais eficaz, mas a meu ver acaba por saturar, que se baseia em treinar apenas um grupo muscular por semana, juntando o Bicípite e o Tricípite no mesmo dia por serem grupos monoarticulares e mais pequenos.

E como podem ver há mais variada forma de dividir um treino, mas a meu ver, tudo tem de ter a sua lógica e tem de ser conforme o objetivo e tipologia de corpo, pois todo o treino tem de ser ajustado a cada pessoa porque não somos todos iguais e cada um tem as suas necessidades! Por isso mais uma vez, isto é apenas a minha opinião e claro, peçam sempre ajuda a um profissional da área para vos ajudar!


Continuação de bons treinos!


Lénia Fernandes Personal Trainer & Online Coach


#workout #fitfam #fitness #treinos

5 visualizações

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest