Lentigo solar ou "manchas" solares

Lentigo solar

O lentigo solar é um dos problemas que mais frequentemente ocorre após o verão. Este tipo de lesão, que pode ocorrer de forma isolada ou múltipla, é também denominada vulgarmente como “mancha” solar.


Caracterizam-se como pequenos aglomerados acastanhados na superfície da pele e são de natureza benigna. É importante vigiar as suas características, uma vez que, caso mudem repentinamente de formato, de cor, fiquem mais salientes ou dolorosos deve ser consultado um dermatologista. Esses são sinais de alerta para algo potencialmente mais grave, como um cancro de pele.


O lentigo solar ocorre devido à exposição à radiação solar UV. Este tipo de radiação desregula a produção de melanina e faz com que as células da pele a produzam na forma de pequenos aglomerados, com a aparência de manchas. São muito frequentes quer no rosto, no peito ou no dorso das mãos.


Neste caso, como em todos que estão relacionados com a exposição solar, o mais importante é a prevenção. Mesmo que já tenha algumas destas manchas, estas devem ser protegidas com protetor solar. O local onde normalmente surgem, relaciona-se com a exposição solar que sofremos no quotidiano, daí a enfâse na utilização de protetor solar durante todo ano nas zonas do corpo expostas ao sol.


Deve ser utilizado protetor solar SPF 30 ou mais alto, e caso seja possível, associado a chapéus de abas largas e roupa que proteja a pele. Obviamente, são proibidos os solários, porque aumentam exponencialmente o risco destas manchas surgirem, bem como do cancro de pele.

Tratamentos para lentigo solar

Na realidade, muitos produtos que são dirigidos para o tratamento da hiperpigmentação, como, por exemplo, o extrato de alcaçuz e a niacinamida, não são suficientes para ajudar com o lentigo solar, embora consigam melhorar a aparência. No entanto, é necessário gerir expectativas.

Um dos ingredientes que pode ajudar neste processo é a hidroquinona. Este ingrediente é um dos tratamentos standard para qualquer tipo de manchas, e deve ser usado como tratamento local nas manchas solares e não em toda a pele, preferencialmente à noite. É um ingrediente que pode provocar alguma irritação na pele, daí dever ser introduzido na rotina de cuidados de pele de forma muito lenta. Deve ser iniciado em dias alternados e depois à medida que a pele for tolerando, aumentar até uma vez por dia. Este ativo deve ser utilizado na sua concentração de 2%, como por exemplo no Clinical Triple-Action Dark Spot Eraser 7% Aha Lotion da Paula’s Choice que não contém álcool associado.


O outro ativo que pode ajudar a melhorar o aspeto do lentigo solar é a vitamina A e os seus derivados, seja o retinol ou o retinal. As outras opções incluem a tretinoína ou ácido retinóico e o adapaleno. A forma de aplicação deve ser a mesma já descrita para a hidroquinona.



O adapaleno (Differin, 1 mg/g Bisnaga 30 g, sujeito a receita médica) é mais estável na presença de radiação UV que a tretinoína, podendo por isso ser utilizado durante o dia.






Pode ser feita a associação com o retinol (Neutrogena celular boost concentrado anti-rugas) ou o retinal (Avéne A-oxitive cuidado peeling). No entanto, quando combinados, agrava-se o risco de irritação. Caso esta ocorra, deve ser interrompido de imediato o tratamento e consultado um dermatologista.






Os tratamentos mais específicos em dermatologia, podem incluir medicamentos prescritos, peelings químicos e mesmo laser.

Qualquer um dos tratamentos mencionados podem envolver irritação da pele. É importante não esquecer que a irritação cutânea pode levar à ocorrência de hiperpigmentação pós-inflamatória pelo que se deve sempre utilizar protetor solar, quando houver exposição solar dentro e fora de casa.

Os melhores protetores solares são os protetores com cor de preferência minerais, que contenham óxido de zinco, dióxido de titânio e óxido de ferro. O óxido de ferro é importante por combater ainda os efeitos da luz azul que começam a ser estudados hoje em dia.


Se gostaste deste artigo põe um like, comenta e segue-me nas minhas redes sociais.


Instagram: https://www.instagram.com/skincare.decoded

Facebook: https://www.facebook.com/skincaredecoded

Pinterest: https://www.pinterest.pt/skincaredecoded

Blog: https://skincaredecoded.wordpress.com

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyYb8Do7aFKGx_ih-IJsCvg



Este artigo não é patrocinado. Contém alguns links afiliados.

#solarlentigo #lentigosolar #manchassolares #pele #skincare #skincaredecoded #cuidadosdepele #retinal #retinol #hydroquinone #adapalene #hidroquinona #adapaleno #avene #paulaschoice #sunscreen #protetorsolar

14 visualizações

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco