• Melanie Simões

NUNCA PERCAS O TEU SORRISO

A nossa nova liberdade veio de mão dada com um “acessório de moda”, a máscara protetora. Um pedaço de tecido pequeno mas com um impacto enorme na forma como nos relacionamos com o outro. A camuflagem obrigatória do nosso sorriso elevou sem dúvida a fasquia da arte de ler os rostos e o estabelecimento de vínculos afetivos significativos e felizes.

QUEM VÊ CARAS VÊ CORAÇÕES

Grande parte da comunicação humana, cerca de 65 a 90%, ocorre de forma não verbal, ou seja, sem palavras. A leitura facial é em parte a descodificação da intenção alheia, do estado emocional e do carácter do outro. O ser humano sente necessidade de “ler a cara” para entender as emoções alheias e principalmente para decidir se gosta do outro e se pode confiar nele. A análise dos sinais não verbais e o seu efeito em nós é tão rápida que em alguns casos poucos segundos são suficientes para criar a tão decisiva primeira impressão do outro.

UM SORRISO VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

O ato de sorrir é poderoso e uma estratégia de sobrevivência da evolução humana. No primeiro encontro um sorriso genuíno transmite simpatia, entrega e confiança:

A minha intenção é boa não te vou fazer mal,

por favor também não faças mal a mim.

No dia-a-dia o sorriso sincero manifesta disponibilidade para uma interação humana. E em situações de conflito alivia a tensão e promove a reconciliação.


Existem sorrisos que transmitem calor e aconchego, competência, confiabilidade, apoio, consolo, atratividade, diversão, união. E também existem sorrisos que revelam insegurança, medo, raiva, desespero, sarcasmo, humilhação ou mesmo malícia. Ou seja, o sorriso é um mundo de sensações e é extremamente importante para a nossa comunicação, pois ajuda-nos a criar relações ou alerta-nos para possíveis incongruências e perigos.


SORRIR COM OS OLHOS

Assim sendo, mais do que nunca, é essencial manter o nosso sorriso genuíno e praticá-lo de forma natural, pois mesmo mascarado o sorriso e a sua intenção transparece. Tanto é visível através dos olhos semicerrados e suas linhas de expressão, como energeticamente pela intensidade e brilho no olhar.

SORRISO NA VOZ

Também é possível ouvir um sorriso e se alguém sorri de forma benigna, malandra ou maligna. Falar a sorrir transforma como a nossa voz soa. Um sorriso bondoso dá à voz uma tonalidade mais clara, cristalina e alegre que o ser humano decifra imediatamente como sendo agradável ou mesmo atraente.


É importante saber que quando vemos ou ouvimos uma pessoa a sorrir genuinamente, nós temos a tendência de retribuir o sorriso. Essa atitude promove uma melhoria ou elevação da nossa disposição quer que estejamos de mau humor ou não. Assim, atribuímos à interação com a pessoa em questão um significado mais positivo e sentimo-nos mais próximos do outro. O mesmo acontece e sente a outra pessoa em relação a nós, ou seja, a nossa presença é intepretada como sendo uma boa companhia.


LEMBRA-TE: SORRISOS SÃO BEIJOS DE LONGE :)



#sorrir #linguagemnãoverbal #expressãofacial #comunicação #coaching #felicidade

17 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

Aqui no A Sofia Gomes podes encontrar dicas de beleza, lifestyle, tarot, fitness e muito muito mais. 
infoasofiagomes@gmail.com