• Lénia Fernandes

Objetivos e Motivação!

Quando iniciamos a nossa prática desportiva, quer seja no ginásio ou fazendo outro tipo de atividade física, pensamos num objetivo que queremos alcançar, por exemplo: perder 10 quilos, vestir um vestido que já não usamos à imenso tempo, fazer uma maratona, o que seja! Mas temos um objetivo. O que por vezes acontece é que não vemos resultados rápidos ou começamos a perder a motivação e acabamos por desistir e voltamos à estaca zero! Como Personal Trainer, todos os dias vejo pessoas a pararem a sua rotina de treino, que ainda mal começaram, por não estarem 100% empenhadas em realizar os seus sonhos!

Motivação é algo que vai e vem como as ondas do mar, e por isso falo de objetivos juntamente com motivação. Por vezes, temos os nossos sonhos demasiado "exagerados", dizendo assim, e acabamos por parar de fazer exercício só porque não vemos aquele "pneuzinho" a ir embora ou porque queremos desistir por ser difícil, mas vamos tentar mudar isso com pequenas dicas.

Manter a nossa mente e o corpo motivados para continuar com vontade de treinar é o que queremos atingir! Então primeiro de tudo:

  • Estabelecer um horário para treinar consistente: começar por organizar a semana para se ter uma rotina com tempo para todas as tarefas diárias e incluir o treino. Por isso é que é importante ser acompanhado por um profissional da Área do Exercício Físico para fazer um plano de treino adequado a cada pessoa com o seu objetivo e rotina! E assim, criar um compromisso para cuidar do nosso corpo e da nossa mente e manter a consistência que nos vai sempre promover a motivação!

  • Definir objetivos alcançáveis e metas reais é essencial para manter o ânimo. Concentrar em pequenas vitórias diárias ou mensais (como preferirem) mas que sirvam apenas para ganhar ainda mais motivação. Não queiram no espaço de uma semana perder 20 quilos! para além de não ser bom para a saúde não é real para ninguém!!! Um objetivo alcançável por vezes pode demorar mais de 3 meses ou até anos, pensem sempre, em primeiro lugar, na vossa saúde!

  • Ter companhia para treinar! Muitas pessoas começam a treinar com um parceiro, e isso pode ser sempre mais uma motivação, pois há um compromisso com essa pessoa e "obriga-vos" a ir e a treinar ainda com mais garra e a não vos deixar desistir!!! E torna o treino mais divertido, claro!

  • Alternar a rotina de treino. O que quero dizer com isto não é mudar de exercícios e treino todos os dias, mas sim experimentar de vez enquanto outras atividades, por exemplo: uma aula de spinning, um treino de Crossfit ou um treino de Alta intensidade, mudar o estímulo para que seja mais desafiante e que seja diferente!

  • Descanso! Temos de ter consciência que o percurso de uma vida mais ativa tem de incluir: descanso e recuperação! Ter dias para descansar são tão ou mais importantes como os dias de treino, devemos programar tanto os nossos treinos como as nossas pausas, aproveitar o Fim-de-semana por exemplo e fazer outras coisas (passear, ir à praia, jantar fora, etc.) e pensar que o dia seguinte vamos ter mais energia para treinar!

E nunca se esqueçam de fazer exercício físico com paixão e alegria isso vai trazer-vos muito mais motivação e recompensas por todo o vosso esforço! Elogiem-se depois do vosso treino por atingirem os vossos objetivos e metas! Sejam felizes a treinar!


Bons treinos!


Lénia Fernandes Personal Trainer & Online coach


#fitness #motivação #motivation #workout #strong #fitlife #fitwomen

12 visualizações

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco