Os alfahidroxiácidos (AHA) - ácido glicólico, láctico, mandélico...


O grupo dos alfahidroxiácidos (AHA) é composto pelo ácido glicólico, láctico, mandélico, málico e tartárico. O ácido glicólico e láctico são dos mais estudados e dos mais frequentes em formulações de dermocosmética. De todos os AHA, moléculas do ácido glicólico, são as que têm o peso molecular mais baixo (mais pequenas), o que permite que penetrem mais profundamente na pele para aí desempenhar as suas funções. Este alfahidroxiácido é um derivado da cana de açúcar.


O ácido láctico tem um peso molecular um pouco mais alto que o glicólico, e por isso tem uma menor capacidade de penetração na pele, o que o torna mais suave além de mais hidratante.


Muitos AHA, em concentrações baixas têm ainda um papel humectante e hidratante mais do que exfoliante até. Se vir ácido láctico na lista de ingredientes de um protetor solar, por exemplo, provavelmente estará numa concentração baixa como hidratante e aparecerá mais para o fim da lista de ingredientes.


Os restantes ácidos mencionados, têm um peso molecular mais elevado e não são tão estudados nem tão facilmente encontrados como os descritos acima. Devido ao seu peso molecular alto, têm uma menor capacidade de penetração na pele e uma menor capacidade esfoliante.




Estes AHA diferenciam-se dos BHA (betahidroxiácidos) por serem hidrossolúveis, uma vez que os BHA são lipossolúveis. Os BHA acabam por ser consideravelmente melhores para limpar os poros em profundidade, para o acne, para controlar a produção de oleosidade e também para esfoliar a pele. No entanto, não esfoliam à mesma profundidade que conseguem, potencialmente os AHA, nomeadamente o ácido glicólico.

Os AHA desempenham o seu papel esfoliante na camada superior da pele, epiderme. Há ainda evidência científica de que tanto o ácido glicólico, como o ácido láctico podem ajudar a fortalecer as camadas mais profundas da pele e em conjunto com a tretinoína (derivado da vitamina A) podem inclusivamente potenciar o seu efeito ao nível da derme.


Os AHA são muito úteis tanto para esfoliar, como a desobstruir poros obstruídos que podem levar à formação de acne. Como penetram mais profundamente na pele, podem ser um pouco irritantes e por vezes agravar a secura da pele. Mas em concentrações baixas podem de facto suavizar a pele de irregularidades, nomeadamente melhorando a textura, devido à esfoliação da camada mais externa da epiderme que proporcionam.


Os AHA tornam-se particularmente vantajosos na altura do inverno, uma vez que quando utilizados em produtos para o corpo ajudam a suavizar a pele, esfoliando as células mortas que se apresentam frequentemente como a pele a descamar.


Produtos que contenham AHA são ainda muito procurados:

· pelas suas propriedades anti-envelhecimento;

· por estimularem a produção de colagénio na camada mais profunda da pele;

· por podem melhorar a produção de ácido hialurónico, o que diminui a flacidez;

· por ajudarem com rídulas e rugas.


No entanto há que gerir expectativas e não esperar resultados semelhantes a um facelift.


Os AHA são ainda utilizados, em consultório, por dermatologistas, para peelings químicos. O ácido glicólico é usado em concentrações superiores a 20%.



Os AHA não são aconselháveis para pessoas com rosácea, por poderem ser irritantes para a pele podendo desencadear uma crise inflamatória. O mais aconselhável por serem mais suaves e hidratantes, são os PHA (polihidroxiácidos). No entanto, não há provas de que mesmo estes, que são geralmente melhor tolerados, não provocarão qualquer tipo de reação em pele com rosácea.


Sugestões de produtos:


Vichy Liftactiv Glyco-C Ampolas de Noite (10%)

Sérum esfoliante









Skinceuticals Correct Glycolic 10 Renew Overnight (10%)

Creme esfoliante de noite









Sesderma Acglicolic Serum Lipossoma (6%)

Serúm hidratante









The Ordinary Glycolic Acid 7% Toning Solution (7%)

Tónico esfoliante










Collistar Pure Actives Ácido Glicólico Peeling Pele Perfeita

Serúm esfoliante









Se gostaste deste artigo põe um like, comenta e segue-me nas redes sociais.


Instagram: https://www.instagram.com/skincare.decoded

Facebook: https://www.facebook.com/skincaredecoded

Pinterest: https://www.pinterest.pt/skincaredecoded

Blog: https://skincaredecoded.wordpress.com

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyYb8Do7aFKGx_ih-IJsCvg



Este artigo não é patrocinado. Contém alguns links afiliados.

#ácidoglicólico#glycolicacid#glycolicacidpeel#esfoliantequímico#peeling#chemicalpeel#chemoexfoliation #colagénio#colágeno#collagen #ahapeel #lacticacid #ácidoláctico #sesderma #collistar #vichy #theordinary #skinceuticals


3 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

Aqui no A Sofia Gomes podes encontrar dicas de beleza, lifestyle, tarot, fitness e muito muito mais. 
infoasofiagomes@gmail.com