Os betahidroxiácidos (BHA) - ácido salicílico


Ácido salicílico também conhecido por BHA, é um tipo de esfoliantes químico. Tem propriedades anti-inflamatórias, esfoliantes, antibacterianas e antivirais.


Os BHA são lipofílicos, o que significa que aderem com mais facilidade a moléculas produzidas pelas glândulas sebáceas. Os BHA acabam por ser consideravelmente melhores para limpar os poros em profundidade, em pessoas com pele com acne, ou com tendência acneica. São ótimos para controlar a produção de oleosidade e também para esfoliar a pele.

São também uma ótima escolha para o acne adulto persistente ou mesmo para peles mais maduras que querem obter uma pele mais radiante e iluminada.




É um derivado do ácido salicílico (aspirina) daí as propriedades anti-inflamatórias. É particularmente útil para pessoas com pele inflamada (vermelha), com psoríase ou com dermatite seborreica. Acaba por ter ainda alguma eficácia no controlo da caspa.

Por ser antiviral, também tem efeitos benéficos sobre verrugas (provocadas pelo HPV) nas mãos ou nos pés.


Como esfoliante que é, aumenta a sensibilidade para outros produtos que coloquemos na nossa pele, bem como a sensibilidade aos raios UV, aumentando a probabilidade de sofrer uma queimadura solar. Por isso, como com qualquer outro esfoliante químico (AHA e PHA), a proteção solar é ainda mais importante para proteger a pele.


É importante saber que existem problemas cutâneas que não permitem a utilização deste ácido, nomeadamente a rosácea ou outras doenças em que exista uma sensibilidade aumentada. A rosácea caracteriza-se por ser uma doença que aumenta a sensibilidade cutânea e que se manifesta através de vermelhidão, irritação e inflamação. Para pele sensível os esfoliantes químicos mais toleráveis são normalmente os PHA. Também pessoas com eczema ou pele seca de uma forma geral, devem evitar produtos com ácido salicílico na sua composição.


É normalmente usado sob a forma de produto de limpeza numa concentração de 2% em áreas do rosto com propensão para o acne. Por ser lipofílico, concentra-se nas nossas glândulas sebáceas bastante depressa num curto espaço de tempo e controla a sua produção durante bastante tempo.


Ainda assim muitas pessoas usam BHA em produtos como tónicos, séruns e loções com tolerância, mas a maioria destes produtos tendem a ser mais irritantes e secar a pele em demasia. O que temos que perceber é que, quanto maior o tempo de contacto (exposição), maior a probabilidade de a pele desenvolver irritação.


O meu conselho de aplicação é molhar o rosto com água tépida, retirar um pouco do produto,

massajar nas mãos molhadas até fazer espuma. Colocar a espuma no rosto todo ou nas zonas a tratar, evitando a área dos olhos e aguardar uns 3 minutos, enxaguando em seguida. Um produto com BHA, não pode ser utilizado como um produto de limpeza de rosto todo, mas sim como um produto de tratamento específico para zonas que contenham glândulas sebáceas com produção excessiva.

Após o enxaguamento deve ser aplicado ainda com a pele húmida um creme hidratante.

O ácido salicílico não é recomendável durante a gravidez. Não deve ser misturado na mesma rotina que os retinóides. Não deve ser usado mais do que um exfoliante numa rotina, por exemplo usar os BHA para limpar e depois um AHA com tónico. Produtos que por si só têm AHA + BHA + PHA são formulados especificamente para incorporar todas essas moléculas em concentrações mais baixas, de forma a não fazerem uma exfoliação excessiva ou demasiado agressiva. Ainda assim devem ser utilizados com cautela.


Também é bom para acne no corpo e ainda é ótimo para controlar a queratose pilar, que surge frequentemente na face externa dos braços.


Deixo-te algumas sugestões de produtos.


Limpeza
















Cerave

SA Smoothing Cleanser






















La Roche-Posay

Effaclar

Gel Purificante Micropeeling



















Eucerin

Dermopure Oil Control

Gel de limpeza facial




Hidratação















Cerave

Loção Facial Hidratante



















La Roche-Posay

Toleriane

Sensitive

Rico


Proteção solar


















Cerave

Loção facial com SPF25





















Bioderma

Photoderm MAX SPF 50+

Aquafluid


Espero que tenhas gostado 🥰



Subscreve e segue-me nas outras redes sociais.

Instagram: https://www.instagram.com/skincare.decoded

Blog: https://skincaredecoded.wordpress.com

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCyYb8Do7aFKGx_ih-IJsCvg






#skincare #skincaredecoded #skincaretips #bha #salicylicacid #eucerin #larocheposay #cerave #bioderma #skinformation #cleanser #hydration #sunscreen #salycilicacidwash


13 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

Aqui no A Sofia Gomes podes encontrar dicas de beleza, lifestyle, tarot, fitness e muito muito mais. 
infoasofiagomes@gmail.com