• Lénia Fernandes

"Quero transformar a gordura em músculo"

Um dos maiores mitos no mundo do fitness quando nos dizem que querem "transformar" gordura em massa muscular, e eu muitas vezes, como profissional, pergunto à pessoa: como? E fico muitas dessas vezes, sem resposta! Mas então vamos lá perceber como é que isto funciona de forma CORRETA!


Músculo e gordura são feitos de tecidos diferentes, por isso não será possível haver esta "transformação" de um componente para outro. Mas o que acontece é a redução gradual de tecido adiposo e aumento da massa magra.


Para perder massa gorda, já sabemos que temos de estar em défice calórico, ou seja, gastar mais do que o que consumimos. As calorias que comemos vindas dos alimentos não desaparecem mas sim, ou utilizadas como energia para o funcionamento do nosso organismo ou armazenadas como gordura. Assim, mantendo uma alimentação saudável e atividade física diária ajudam no processo de diminuição de gordura e aumento de massa muscular, sendo que esta última, como já sabemos, é fundamental fazer exercício com resistência (musculação como deve ser!) ou treino funcional.


Todavia, existem alguns fatores que podem demorar no processo de perda de gordura como o stress, falta de horários/rotina de treino e alimentação, comer mal (ou seja, muitas gorduras saturadas, pouca proteína, exagero de hidratos, falta de leguminosas, etc.) e com poucas refeições durante o dia, beber pouca água (podendo provocar mais retenção de líquidos, não fazendo o seu trabalho de "limpeza" do organismo e com isso estar constantemente com sede) e por último, a questão do sono, sendo que é durante o sono que repomos as nossas energias físicas e mentais. É durante a nossa hora de dormir que recuperamos o "stress" provocado pelo treino, que é necessário para alcançarmos os nossos objetivos, e também, é durante o sono que acontece a síntese de proteína e regeneração de tecidos, pois existe aqui maior aumento da hormona de crescimento e diminuição do cortisol.


Por isso, não existe o "transformar gordura em músculo" pois são dois processos diferentes e já vimos que devido aos mais diversos fatores podemos alterar tanto a gordura como o músculo do nosso corpo, sendo assim, mantenham-se ativos, com uma alimentação saudável, muita água e uma boa noite de sono e terão todos os resultados que sempre sonharam!


Bons treinos!


Lénia Fernandes Personal Trainer & Online Coach



#fit #fitness #gordura #músculo #dicasfit

17 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

Aqui no A Sofia Gomes podes encontrar dicas de beleza, lifestyle, tarot, fitness e muito muito mais. 
infoasofiagomes@gmail.com