Sete dicas para pele sensível

Nunca é demais lembrar a importância dos cuidados que se devem ter para a pele sensível e que, evidentemente são extensíveis a todos os outros tipos de pele. A pele sensível é a que necessita de mais cuidados para não ficar irritada ou inflamada.



Dica #1

Minimizar os produtos e ingredientes

O lema para a utilização de produtos é menos é mais, o que significa tanto menos produtos, como menos ingredientes nos produtos, para conseguir uma pele livre de irritação e vermelhidão. E tudo se resume ao básico: produto de limpeza, creme hidratante e protetor solar. Tudo o resto são extras que podem melhorar ou tratar certos problemas, mas APENAS estes três são indispensáveis!


Dica #2

Reduzir a frequência da limpeza

Às vezes parece que estamos muito obcecados com produtos de limpeza com espuma. A espuma remove os lípidos importantes da barreira cutânea o que pode originar secura extrema, irritação e sensibilidade aumentada, o que pode agravar condições como a rosácea, o eczema ou o acne.

Na realidade só precisamos de limpar a nossa pele uma vez por dia. No que diz respeito à limpeza da pele, deves fazê-la, preferencialmente no duche, ao final do dia. Isto minimiza a quantidade de vezes que expões a tua pele à água e aos produtos de limpeza.

Dica #3

Testar os produtos antes de aplicar

Todos os produtos que sejam novos devem ser testados primeiro. Deves então aplicar um produto novo na linha da mandíbula, ou abaixo, e esperar 24h para ver se a pele fica irritada ou vermelha, ou se sentes prurido, picadas ou ardor. Caso ocorra algum tipo de reação, não será tão agressiva como se tivesses aplicado o produto no rosto todo.



Dica #4

Evitar ingredientes irritantes

Por produtos irritantes entenda-se, como exemplo óleos essenciais, fragrância e álcool. A fragrância de produtos cosméticos é um cocktail de substâncias que aparecem sob esse nome inespecífico. A fragrância pode:


· Interferir com a estabilidade de ingredientes, degradando-os;

· Aumentar o risco de provocar alergias, ou seja, é co-sensibilizante;

· Interagir com a radiação UV e causar rash cutâneos como resposta à fotosensibilidade.

· Causar vasodilatação e edema local.

Em baixo alguns exemplos de ingredientes que deves evitar.


Dica #5

Fazer um jejum de skincare

Vai haver alturas em que a sensibilidade da pele vai estar mais alta ou mais baixa. Se estiveres num momento de sensibilidade alta e em que a tua pele está muito sensível e com irritação e não sabes por onde começar, nem o que o está a causar, deves dar um passo atrás. Isto significa fazer um jejum de skincare.


Consegue habitualmente identificar-se o alérgeno retirando produtos da rotina. Até lá deves proteger a pele do sol quando sais à rua com chapéu e óculos de sol, ou mesmo evitar sair de casa. Esta situação pode acontecer tanto com produtos novos, como com produtos que usaste a vida inteira. O importante é não desesperar e não esquecer que quanto menos ingredientes tiverem os teus produtos e mais simples for a rotina, menor é o risco de desenvolver problemas como dermatites alérgicas ou de contacto.

Dica #6

Introduzir um produto de cada vez

Pelo que já referi anteriormente, deve ser introduzido cada produtos individualmente e nunca alterar por completo uma rotina. Isto quer dizer que, mesmo que tenhas comprado toda a linha de uma marca, que inclua uns quatro produtos, não os deves começar a usar todos ao mesmo tempo. Começa com um e usa-o durante duas semanas e vê como a pele reage e assim sucessivamente.


Dica #7

Ser eficiente no duche

Apenas tomar banho uma vez por dia e manter os banhos curtos, com água tépida, porque tanto a água quente, como a fria danificam a barreira cutânea. Quanto mais tempo no banho mais a pele perde os seus hidratantes naturais da barreira lipídica.


Não te esqueças que para uma pele sensível menos é mais. Obrigada por teres lido, espero que tenhas aprendido alguma coisa e que tenhas gostado deste artigo. Se gostaste, deixa um comentário! ❤️


Para mais sobre skin care visita

https://www.instagram.com/skincare.decoded/

36 visualizações

© 2020 ASOFIAGOMES.COM

 Design And Development By Dreamaker Company

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco